24/04/11

CIÊNCIA INÚTIL?

Estava eu a ler uns artigos sobre ciência quando deparo com o IG NOBEL ou seja o prémio que representa o seu lado inverso. Não pude conter uma sorriso quando li as “façanhas” premiadas ao longo dos 19 anos que já dura tal evento.

Como a bebida afecta a memória dos peixinhos de aquário? Em que doses regulares o álcool pode curar a ejaculação precoce canina? Que efeitos sobre as aranhas tem o sangue dos esquizofrénicos? Por que os ratos podem ser ensinados a preferir Mozart a Schoenberg? Qual a utilidade do chulé (sim, esse cheirinho dos pés)?
Mas alguém leva isto a sério? Quem é que financia tais situações?
Reconheço que muitas destas pesquisas não serão totalmente inúteis mas torna-se difícil entender, para nós comuns mortais o porquê de ensinar pombos a diferençar um quadro de Picasso de um quadro de Monet, por exemplo.

1 comentário:

  1. Ahahah. Há malucos para tudo... E estes cientistas estudam cada coisa... Quem pagará estes estudos? Só alguém tão ou mais louco que eles... Mas como de loucos todos temos um pouco, o certo é que eles existem. Mas , já agora , qual a utilidade do chulé? Essa ficou-me... Será que o homem primitivo já tinha disso ou apareceu só com o calçado? Hmmmm, tenho que investigar... Quem financia o meu estudo????
    Rsrsrs...

    ResponderEliminar